segunda-feira, 31 de agosto de 2009

PLANO DE ENSINO DE ESTÁGIO I


PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

CURSO: Nutrição

Disciplina: Estágio I

Período Letivo
2° sem/2009

Série
5ª Série

Período
Não definido

Semestre de Ingresso: 2/2007

Ano de Ingresso: 2007

C.H. Teórica
136

C.H. Prática
60

C.H. Outras

C.H. Total

196

Ementa

O estágio supervisionado, como parte integrante do processo formativo, contribui para a formação do futuro profissional e permite ao aluno a aplicação prática de seus conhecimentos teóricos, motivando os seus estudos e possibilitando maior assimilação dos conteúdos curriculares, bem como, amenizar o impacto da passagem da vida estudantil para o mundo do trabalho, possibilitando o contato com o futuro meio profissional. Desta forma proporcionar a inserção do aluno na realidade do sistema educacional, por meio de vivência da situação de docência no Ensino Fundamental, dentro da perspectiva interdisciplinar.

O estágio seguirá em três modalidades:

Estágio de observação (20h/a): O estagiário está presente, mas não participa diretamente da aula; apenas faz observações com relação ao espaço físico, ao nível cognitivo, afetivo e de organização das aulas além de observações gerais e críticas. O estagiário realizará mapeamento e diagnóstico da educação escolar na região, estudar os diferentes espaços da escola sua relação com a comunidade em que ela se localiza, avaliar a estrutura e o funcionamento de uma ou mais turmas em que se ensina ciências naturais, a partir da análise das condições de trabalho, das metodologias de ensino, dos recursos didáticos e das interações entre diferentes sujeitos no contexto escolar.

Estágio de participação (20h/a): O estagiário auxilia o professor regente sem assumir a responsabilidade pela aula ou atividade que envolva diretamente a regência com os alunos. Planejamento de aulas considerando o contexto do estágio (incluindo recursos didáticos a serem utilizados, instrumentos de avaliação). O estagiário poderá elaborar atividades de sala e/ou de classe, com a supervisão do professor, bem como poderá propor soluções à atividade docente.

Estágio de regência (20h/a): O estagiário assume a responsabilidade pela condução da aula supervisionada pelo professor regente. Pode ser representada por um mini-curso ou a execução de uma unidade de trabalho baseado na bibliografia que o aluno tem disponível. Na regência o estagiário deverá adotar diferentes metodologias de ensino. Planejar e produzir materiais didáticos e instrumentos de avaliação. O Discente atuará em diferentes tarefas realizadas em uma ou mais turmas de ciências naturais, lecionando seqüência de aulas que aborda conteúdo previsto na programação do professor do Ensino Fundamental.

Conteúdo Programático

Unidade I:

  • O desafio de aprender a ensinar.
  • O professor como facilitador do processo ensino-aprendizagem.
  • Aprendizagem significativa
  • Análise de artigo e produção de resenha.

Unidade II:

  • Planos de aula. Competências e Habilidades.

· Currículo básico da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (CFB/PS - Ensino Fundamental).

  • Temas transversais (Ensino Fundamental).
  • Análise de artigo e produção de resenha.

Unidade III:

  • Diretrizes básicas da Avaliação.
  • Tipos de avaliação.
  • Análise de artigo e produção de resenha.

Unidade IV:

  • Trabalhando com projetos pedagógicos 6º ao 9º ano (de 5ª série a 8ª série do EF).
  • Como montar e desenvolver um projeto.
  • Avaliação de livro didático
  • Análise de artigo e produção de resenha.

Unidade IV:

  • Auxílio na confecção e avaliação do relatório de estágio.

Mini-aulas

Procedimentos Metodológicos Indicados

· Os alunos irão cumprir uma carga horária semanal de 06 h/a divididas da seguinte forma:

Ø Aulas presenciais para a fundamentação teórica, discussão de artigos, elaboração de resenhas, elaboração de material didático e aplicação do conteúdo programático.

Ø Aulas para a orientação e atividades no campo de estágio.

· Os alunos deverão cumprir o estágio supervisionado que terá duração de 80 horas/aula e será referente ao estágio em docência.

· Os alunos serão acompanhados por dois professores orientadores do campo de estágio, sendo um deles com formação específica em biologia e o outro em formação específica em Física ou Química que acompanharão o desenvolvimento das atividades in loco, divididas da seguinte forma:

1. Observação de aulas em ensino fundamental (20 horas/aula),

2. Participação em aulas de ensino fundamental (20 horas/aula) e

3. Regência de classe em ensino fundamental e médio (20 horas/aula).

O estágio será realizado em escolas de Ensino Fundamental da rede pública ou privado do Distrito Federal com a autorização prévia dos seus dirigentes.

· O estágio em docência será acompanhado e supervisionado pelos professores supervisores que serão responsáveis pela disciplina de estágio supervisionado. Aos professores supervisores caberá também a responsabilidade pela notas na disciplina e a resolução de problemas que venham a surgir no decorrer da disciplina. Em encontros semanais, o professor supervisor acompanhará o desenvolvimento das atividades de estágio através do seu relatório de atividades.

· Ao final do estágio o estagiário deverá defender seu relatório em banca examinadora, composta pelos supervisores de estágio e demais avaliadores convidados.

Sistema de Avaliação

1° Avaliação - PESO 5,0

2° Avaliação - PESO 5,0

Atividades Avaliativas a Critério do Professor

Prova Escrita Oficial

Práticas: 3

Práticas: 3

Teóricas: 7

Teóricas: 7

Total: 10

Total: 10

Condições de Reprovação do Estagiário

1º - Caso o estagiário não apresente todos os documentos exigidos perfeitamente assinados, pelos responsáveis do campo de estágio nas datas determinadas.

2º - Caso o estagiário deixe de entregar qualquer um dos relatórios exigidos (observação, participação e regência), bem como fora da padronização estipulada pelo supervisor.

3º - Caso o Estagiário não tenha o mínimo de 75% de freqüência nas aulas presenciais.

4º - Caso o estagiário não compareça a defesa do relatório.

5º - Caso o estagiário não obtenha nota maior ou igual a 7,0 na avaliação da banca examinadora.

OBS:

Nesta disciplina por se tratar de uma atividade de campo de estágio, não cabe recuperação ou exame final, pois ao término do semestre não haverá coincidência de calendários com as escolas, logo não será mais possível realizar a atividade. No entanto, caberá a revisão de notas das atividades de elaboração de resenhas, apresentações e avaliação do relatório, desde que não haja ocorrência dos itens 1º ao 3º.

Haverá divulgação parcial de notas e na primeira divulgação caso o estagiário tenha descumprido quaisquer dos critérios estabelecidos do 1º ao 5º o mesmo será comunicado de sua impossibilidade de continuidade no estágio.


Bibliografia Básica

Livros-texto

1) Krasilchik, M. Pratica de ensino em Biologia. São Paulo. Editora Universidade de São Paulo, 2004

2) D´Ambrosio, U. Uma Coletânea de Texto. Texto Universitário. Brasília, Editora: Universidade de Brasília, 1994.

3) Pretto, N. de L. A Ciência nos Livros Didáticos. Campinas. Editora: UNICAMP / EDUFBA, 1995

4) Pessoa, F. Como Ensinar Ciências. São Paulo, Editora: Nacional Ano 1985.

Bibliografia Complementar: Faculdades JK

1) Gil, A. C. 1997. Metodologia do Ensino Superior. Ed. Atlas. 121 p.

2) Carrijo, I. L. M. Do Professor “Ideal(?) de Ciências ao Professor Possível. Araraquara JM Editora, 1999. p. 122.

3) Aranha, M. L. A. & Martins, M. H. P. 2003. Filosofando – Introdução à Filosofia. Ed. Moderna. 3ª ed. São Paulo. 439 p.

4) Moysés, L. M. O Desafio de Saber Ensinar. Campinas, SP: Papirus, 1994

Cronograma de Aulas

Semana n°.

Tema

1

Apresentação da disciplina.

2

Debate de artigo/aprendizagem significativa

3

Evolução Histórica dos conceitos da Ciência

4

Análise de Artigo – Aprender a ensinar

5

PCNs – Ciências naturais – Ensino Fundamental.

6

Análise de Artigo – Parâmetros Curriculares Nacionais EF

7

Encontro de Orientação/Atividade no Campo de Estágio/Encaminhamento ultimo dia.

8

Análise de Artigo – A postura do Professor/procedimentos de relatório

9

Avaliação 1.

10

Encontro de Orientação/Atividade no Campo de Estágio

11

Encontro de Orientação/Atividade no Campo de Estágio

12

Encontro de Orientação/Atividade no Campo de Estágio

13

Defesa de Estágio

14

Defesa de Estágio

15

Defesa de Estágio

16

Defesa de Estágio

17

Encontro de Orientação.

18

Prova Escrita Oficial

19

Revisão para prova substitutiva e entrega de resultados.

20

Prova Substitutiva


Coordenador do Curso

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Assinatura

Diretor Executivo __/__/____

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